O sábado de carnaval (10/2) foi de muita música, alegria, cultura e diversão na Casa de Cacos, no bairro Bernardo Monteiro, com o Carnaval dos Cacos, que reuniu diversos brincantes na rua Inês Glansman de Almeida, onde pularam a folia ao som das marchinhas carnavalescas que marcaram época em Contagem. O evento contou com a apresentação da Cantora Lenna Santos e Banda e foi uma realização da Prefeitura de Contagem em conjunto com os moradores da comunidade local. O repertório do início da festa foi voltado para as crianças, que dançaram músicas de ciranda em versões de marchinhas. Logo em seguida, foi a vez dos adultos, que puderam aproveitar a folia embalados por grandes clássicos como "Mamãe Eu Quero", "Me Dá Um Dinheiro Aí", "Cachaça Não É Água" e muito mais.
Adriana Souza, mãe do pequeno Rafael, de 8 anos, aproveitou o Carnaval para visitar a Casa de Cacos pela primeira vez. "Ficamos sabendo que haveria o evento e resolvemos unir o útil ao agradável. Estou completamente encantada pelo local. O Rafael tá apaixonado e não quer ir embora", destacou Adriana.
Moradora da rua Inês Glansman de Almeida há muitos anos, Thais Souza aproveitou a folia na porta de casa. "Eu estou curtindo demais. Estou achando o máximo a rua movimentada, muita criança, muita alegria. É bom a gente ver a Casa de Cacos aberta outra vez depois de passar tanto tempo fechada", afirmou Thaís.
Atração da festa, a cantora Lanna Santos destacou que estar na Casa de Cacos, relembrando o passado foi uma alegria muito grande. "Eu agradeço muito a Prefeitura de Contagem e a nossa prefeita, que têm esse olhar zeloso para um passado que é tão bonito, como a história do Bernardo Monteiro, Bela Vista e a região em volta".
O Carnaval dos Cacos foi mais uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, que busca valorizar e resgatar o carnaval de rua da cidade, proporcionando cultura, entretenimento e diversão para toda a população do município. Nos dias 3 e 4 de fevereiro, a Prefeitura já havia promovido um animado pré-Carnaval
Casa de Cacos
A Casa de Cacos é um casarão histórico localizado na rua Ignez Glanzmann de Almeida, 132, no bairro Bernardo Monteiro, em Contagem. Construído e revestido com mosaicos de louças e cerâmica, incluindo paredes, móveis e utensílios domésticos, o espaço foi idealizado pelo geólogo Carlos de Almeida e foi construído ao longo do tempo, levando quase 30 anos para ser finalizado.
O casarão foi adquirido pela Prefeitura de Contagem em 1991 e tombado conforme decreto 10.445, de 14 de abril de 2000. Todavia, em 2005, por questões de segurança, o lugar acabou interditado e fechado pela Defesa Civil, reabrindo apenas em agosto de 2022, durante o aniversário da cidade, após a revitalização proporcionada pela atual gestão administrativa.
Álbum de Fotos: https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/53521524118/in/album-72177720314703761/